sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O tal

O meu caderno é lindo. Azul turquesa com magnólias brancas. E tem estes dois poemas de dedicatória.

Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill


Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade…
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

William Shakespeare

É perfeito! E é meu!

3 comentários:

  1. No meu dia-a-dia profissional preciso de escrever muito, tirar apontamentos daquilo que está a ser dito, contdo, à minha frente e da forma como o fazem também.
    Para que conste, apesar das vestes negras, o meu caderno, criteriosamente escolhido, é verde alface e com margaridas brancas!!
    Dá mais cor à vida!
    Nunca me consegui render aos cadernos de capas pretas ou a simples folhas de papel!!
    Boa sorte Ritinha!

    Eu

    ResponderEliminar
  2. Mais uma coisa em comum, minha querida :) O meu caderno é lindo... e o teu (seu?) também deve ser!!! Uma juíza de caderno com margaridas é uma esperança renovada para a justiça :)
    Um beijinho e obrigada pela sorte e pela visita!

    ResponderEliminar
  3. Sim, é o teu (e não o seu). Já tínhamos combinado isso!
    Se alguém deve agradecer algo, sou eu, pela simples existência deste canto PORONDETAMBÉMTENHOPASSADO e onde partilahmos pequenos pedaços das nossas vidas.
    É verdade, ainda agora começou o ano e o meu caderno já vai quse a meio! Não tarda, terei de comprar outro :)...

    Eu

    ResponderEliminar