quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia da espiga




Se estivesse em casa dos meus pais, provavelmente, hoje daria um passeio a pé com a minha mãe para apanhar a espiga. Um ramo composto de flores, galhos de árvores e uma espiga e que deve ser mantido, a secar, atrás da porta, até ser substituído no ano seguinte. Reza a lenda que, aquando das trovoadas mais fortes, se queimarmos um pouco da espiga, esse é o melhor pára-raios que podemos ter. Não gosto de trovoada. Em compensação, seja por dar sorte, afastar os raios ou simplesmente por ser composto de coisas bonitas, gosto do ramo da espiga: uma espiga (pão), um malmequer (riqueza), uma papoila (símbolo do amor e da vida), um ramo de oliveira (paz), videira (alegria) e alecrim (saúde).

6 comentários:

  1. Gostei do teu ramo de espiga, vou tentar fazer um para pôr lá em casa. Eu tb não gosto nada de trovoadas... e as da vida tb afasta :) beijinho

    ResponderEliminar
  2. Conhecia o dia da espiga, mas desconhecia essa tradição do ramo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a sentir-me a última bolacha do pacote, a última coca cola do deserto, o must have da estação. Dei-te a conhecer uma coisa nova, pipoca! Sou mesmo espectacular :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Nas minhas duas terrinhas hoje também é feriado e comemorado o dia da espiga :) Apesar de apenas numa dessas terrinhas o ramo fazer parte da tradição :) beijinho

    ResponderEliminar
  4. Cheguei a casa hoje e tinha um novo raminho para pendurar. Deixou-mo o meu Pai que veio cá a casa de propósito para me fazer a surpresa. Então sorri e chorei.
    E lembrei-me deste teu texto que tinha lido logo pela manhã.
    Um beijinho,
    JB

    ResponderEliminar