segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ICH BIN EIN BERLINER


Acho isto fraquinho, fraquinho. Tenho assim uma vaga sensação de vergonha alheia quando olho para isto. Somos tão mais. Somos tão melhores. Acho isto tão piroso, tão atabalhoado, tão fraquinho, tão fraquinho. Pergunto-me, honestamente, o que pensará um alemão a olhar para isto. Algo entre "A imagem é má, nem se veem os buços das moças..." e "Ainda têm a lata de nos mandar bitaites de moda por gostarmos de andar com os pés quentinhos dentro de meias, mesmo quando andamos de sandálias... Têm cá uma moral para isso... estes portugueses...". Enfim.

2 comentários:

  1. Muito fraquinho, mesmo. Provinciano, limitado. Esta nossa necessidade de justificarmos a nossa existência perante os 'grandes' irrita-me muito mesmo, sobretudo quando tudo é feito desta forma tão folclórica.
    Nestas alturas sinto-me tão pouco portuguesa. E hoje tenho passado o dia a dizer a mim própria: Marta,és europeia, és europeia, és europeia...

    Um abraço solidário
    Marta

    PS: A língua alemã é a minha 2ª pele, digamos. Muito do que hoje sou devo-o à Alemanha. Por isso me sinto, às vezes, tão dividida...

    ResponderEliminar
  2. Não poderia estar mais de acordo contigo!

    ResponderEliminar