sábado, 16 de outubro de 2010

Se é para poupar

Deixo-vos aqui três dicas... e nem pagam mais por isso.

1) Em algumas faculdades deste país, os assistentes contratados a 100% (muitos deles, até em exclusividade) auferem a remuneração total prevista para a função e dão apenas metade das aulas que deviam. Ou seja, recebem entre 1500 e 1800 euros e dão seis horas de aulas. O horário completo seriam doze horas. Mas dão apenas seis. Porquê?! Porque assim podem candidatar-se a bolsas da FCT!!! Boa? Topam?

2) Quem é que ainda acredita que haverá Metro Mondego?! Importam-se de restituir às pessoas da linha Lousã, pelo menos, a ligação que tinham e de se deixarem de delírios que todos os meses presumo que sorvam dinheiro ao Estado como se nós fossemos ricos?! Não sei... é uma ideia... Pagar pelo que era para ser e já não é e nem está em vias de vir a ficar parece-me uma ode à compreensão lenta e ao despesismo.

3) Quando o governo paga um determinado projecto... era bom que avaliasse se no fim ele foi cumprido. E, não tendo sido, se a justificação é válida (há casos em que o adiamento é perfeitamente justificável, concedo). O que não dá para aturar é pagar-se anos a fio por uma coisa que devia ser feita num ano e que, não, não tem razão para se andar a adiar. Ou melhor, tem, que isto de ganhar dinheiro à boa vida deve ser brutal.



Só mais uma dicazinha, pequenina: já perdi a conta à quantidade de assessores da treta em tudo quanto é Ministério, Secretaria de Estado, Tribunal, Empresa Pública, etc e tal. E sabem... conheço alguns. E não, não são brilhantes. Muitos são até fraquitos. Não levem a mal... mas é a verdade. Pois... verdade, verdadeira... fraquitos! Não é inveja. Juro. Já tive a minha oportunidade. E não a quis. Detesto trabalhar em más equipas!!!

6 comentários:

  1. Vou considerar o teu empenho numa possível futura petição para o efeito :)
    Beijinhos e obrigada pela visita!

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  2. Olha que eu um dia explico-te o projecto Metro Mondego e entre outras vantagens do projecto explico-te as maravilhas que faria à requalificação da baixinha de Coimbra e de outras zonas da cidade que infelizmente de outra forma vão continuar entregues à droga, ao proxenetismo, ao abandona, à insegurança..... e para além disso apresento-te um grupo bem grande de pessoas que já transpiraram muito a camisola para concretizar o projecto.... para ir tentando colocar Coimbra no mapa. Coimbra que este PM tem tentado fazer desaparecer esvaziando-a completamente!

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  3. Miúda,
    mas eu não tenho nada contra o projecto, contra a ideia, mesmo. A questão é que, primeiro, acho que neste momento muito dificilmente se poderia concretizar; segundo, partindo dessa dificuldade, não me parece bem que se mantenha. Suspenda-se. Quando um dia houver dinheiro, ok, tudo certo. Neste momento, penso que haverá vantagem numa solução mais parcimoniosa para a cidade. Se eu quero a Baixa requalificada? Muito. Lamento profundamente de cada vez que preciso de fazer compras na cidade e quase me vejo obrigada a entrar nos centros comerciais. Vou jantar à Baixa e tenho de pedir a alguém que me acompanhe ao carro se o tiver deixado longe. Adoro as casas recuperadas da Praça Velha mas nem nunca pedi sequer para ver uma por dentro com intenções de para lá ir morar. Mas talvez haja outras maneiras, mais baratas, mais sensatas, de recuperar aquilo. Quanto a alguns outros traçados, sinceramente, e com as limitações de um conhecimento de causa que se resume a meia dúzia de conversas, acho de mais. Parece-me um bocadinho construir a casa pelo telhado. Mas pronto... um dia conversamos melhor sobre isto!
    Beijinhos*

    P.S. Não ponho em causa o trabalho de cada pessoa, em particular, que no projecto se empenhou. Muitos desses trabalhadores conheço-os bem e estão acima de qualquer suspeita. Mas, neste momento, são a concretização do projecto e a sua ambição que não me convencem. Já temos em falta o pagamento de muitas obras públicas. Talvez seja melhor arrumar primeiro a casa e depois voltar à carga.

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  4. Acredita que se o projecto não tem funcionado isso se deve única e exclusivamente à falta de interesse do poder central em Coimbra. O projecto tem tudo para andar. Talvez não com tanta rapidez quanto aquela que era desejável mas pelo menos não parava... quanto à baixa infelizmente esta é a única forma que eu vejo de requalificar. São estudos com vários anos e que trariam uma vida aquela baixa que de outra forma jamais virá. Sem Metro não há parceiros privados para requalificar a baixa e garanto-te que digo isto com conhecimento de causa (e com muita pena porque adoro comércio de rua). O projecto na fase que está não se trata de começar a casa pelo tecto. Está tudo muito bem pensado agora resta apenas concretizar... Acabar com a Metro é, quer se queira ou não, acabar com o projecto. Quem conhece a REFER sabe que esta não tem qualquer competência para concretizar este projecto. Espero sinceramente que esta cidade se una e defenda mais este golpe na cidade... que defenda este projecto e não o deixe morrer! Começar casas pelo tecto é aplicar milhões de euros no aeroporto de Lisboa (que continua em obras - pelos vistos eternamente) para depois desactivá-lo e construir um novo. Isto sim são ideias sem rei nem roque... ou então apostar num TGV só para passageiros excluindo as mercadorias quando está provado que este só pode trazer algum lucro se também transportar mercadorias... conseguiria estar a enumerar aqui medidas durante toda a noite em que, aí sim, se deveria cortar despesa (a começar pelo salário do PM que devia pagar ao país uma indemnização pelos estragos que causou e continua a causar)....

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  5. Já nem referi o aeroporto e o TGV porque isso seriam dicas batidas... mas claro que, por maioria de razão, os acho, a ambos, um disparate. Assim como os submarinos, mas pronto, não vale a pena chorar sobre o leite derramado, os carros de topo para meia dúzia de viagens, os 13 motoristas, os prémios a quem não faz mais que a sua obrigação (trabalhar), etc, etc, etc.
    Quanto à metro, falamos mesmo um dia destes. Também não acho que a Refer o vá por a andar, portanto, a solução também não me parece a melhor. Mas uma suspensãozinha até haver dinheirinho... não sei, não... Quanto à requalificação, tenho esperança que se encontre, a curto prazo, outra solução.
    Baci*

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