quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Caloira

Entrei há 10 anos na faculdade. Tinha 17 anos e algumas conquistas para fazer. Desesperei em filas que agora me parecem mais pequenas. Cantei canções que já não se ouvem: "A ponte de Santa Clara tem 100 metros de largura....; ... e a melhor malta é a malta de Direito; Comprem, comprem, as meias da marca Baiona...". Há dez anos, conheci a Xana. Há dez anos, entrei na Capela de São Miguel sem ser como menina das alianças. Há dez anos, entrei numa casa onde vivi durante quatro anos e onde fiz amigos para a vida. Há dez anos, lembro-me bem, questionei-me se não devia ter ido, efectivamente, para Letras. E achei que não. Há dez anos, como acontece nos primeiros acordes de uma nova música, era tudo novo e abundante em certezas de "Agora é que é". Há dez anos ainda não tínhamos auditório. Há dez anos, ainda se estacionava no Largo da Via Latina. Há dez anos, os dois cedros lá de casa estavam mais bem tratados. Há dez anos ainda havia archeiros e eu achava, também por isso, que era uma privilegiada por estudar num sítio assim. Há dez anos, mais coisa ou menos, descobri alguns dos meus sítios preferidos: o bar de Arquitectura, o Quebra - costas e a varanda do Gil Vicente. Há dez anos, caramba, já foi há dez anos!

8 comentários:

  1. Por favor, pára... é que para mim foi há 15... e nessa altura havia ainda outras coisas que nem tu há 10 chegaste a conhecer... que crescidas estamos...

    ResponderEliminar
  2. Finalmente um comentário! Tarda mas chega! É para que não penses que não passo por aqui com frequência!!!
    10 anitos...
    Tanto tempo...
    Que sonhadoras na altura...
    Aqueles eram também os meus sítios preferidos. Mas também, tudo em Coimbra era "O PREFERIDO"...que saudades!

    ResponderEliminar
  3. Tou que nem posso... de tão contentinha :)
    Volta muitas vezes...

    ResponderEliminar
  4. sou da mesma leva (1999-2000)... mas eu ao contrário, não tinha certezas de nada! Seja como fôr, não parecem 10 anos... talvez porque continuo a trabalhar no Departamento... mas são 10 anos... não há como fugir!

    ResponderEliminar
  5. Oh Guilhim, sê bem-vinda!
    Volta muitas vezes :)

    ResponderEliminar
  6. Em Outubro de 1999, há 10 anos, eu ía para o 5.º ano... também achva piada aos archeiros, que davam uma certa solenidade à entrada diária na porta férrea... também me lembro de se poder estacionar na via latina... gostava de estar no bar de Medicina... e de muito mais... sou do curso 1995/2000 e lembro-me que desde pequena dizia: « eu hei-de acabar o curso no ano 2000». Ainda bem que as coisas correram bem e assim foi... por isso já acabei o curso há 9 anos (tantos!!!)...

    Eu

    ResponderEliminar
  7. E vai-se a ver e a Eu praxou-me... Será?!

    ResponderEliminar
  8. Pode até ter sido! Tinha a sua piada. Este mundo é mesmo muito pequeno!!!!

    Eu

    ResponderEliminar