terça-feira, 3 de agosto de 2010

Avecs

Se há pessoa que gosta de emigrantes, sou eu! Basta que se atente no pequeno facto de, só do lado do pai, serem 12 irmãos e de haver tios espalhados por tudo quanto é terra e de já ter ido a casa de uns e outros só porque sim, ou porque há casório, ou porque se baptiza o primo X ou comunga a prima y. Eu, pessoas, quando vou rendo-me aos tradicionais arraiais deste canto à beira plantado adaptados a cenários de neve até à cintura ou riachos e casas com o telhado em bico. A sério. Nada contra. Acontece, pessoas, que são vocês, emigrantes a quem agora me dirijo, que nos fazem (aos que cá nasceram e por cá ficaram) adoptar expressões próprias do mês de Agosto e que vão do "Eles andem aí" ao "avecs" ou "se tu queres, tu podes, hã!". E porquê? Porque vocês podem ter emigrado em Maio deste ano e quando cá chegam já não sabem dizer fogareiro, ancinho e janela. Vocês vão para a praia e berram para que se ouça que têm uma casa tipo maison com janelas tipo fenêtre e, pior que isso, chamam os vossos garotos, que até Maio não passavam de João Pedro, gritando Jean Pierre vien ici já depressa, advertindo-os com um Jean Pierre tu vais tombar. São vocês que pagam meia dúzia de línguas da sogra com notas de duzentos euros porque não têm mais pequeno, alugam carros em pack com mota e atrelado, mesmo que a mota passe todo o mês estacionada à porta, em cima do atrelado. São vocês que nos perguntam se a nossa vida marcha. Portanto, vocês trocam tudo. E armam-se. E isso enerva-nos. Assim sendo, sugiro, aconselho, de graça, que em vez de virem chorar que cá toda a gente anda muito enchouriçada, com a mania que é senhor(a), recuperem a vossa mais preciosa essência de gente da terra. Porque, afinal, nunca deixamos de pertencer aos locais onde nos querem bem. E nós, mesmo enchouriçados, até gostamos de vos ter por cá. Sempre vemos o que não se deve usar em termos de moda (brincadeirinha...). Pronto... cá beijinho à nativa! Orientem-se, sim?!

4 comentários:

  1. Só te enganaste numa coisa. É mais Jean Pierre, tu vas tombé! :P E, depois, João Pedro, miudinho do *pi*, eu não disse que ias cair e partir os dentes todos?

    ResponderEliminar
  2. O que eu gosto desta época do ano... pelas expressões e conversas de valor inagualável a nível lnguístico: "Moi de France au Portugal dans l'autorute, toute la vitesse cent cincante deux heures estás lá!":):)"Lá na França metes uma moeda, sai uma criança!"" e mtas mais...
    Tirando a parte linguística tb detesto a mania de superioridade de muitos, que nós sabemos bem na maioria das xs, lá no país onde estão são uns meros empregados de obras ou limpezas (nada contra esses trabalhos, são de respeitar)mas chegam cá e acham-se uns primeiros ministros e tdo serve pra criticar o país que lhes serviu de berço!!

    ResponderEliminar
  3. Acharem-se Primeiros Ministros não abona nada a favor deles, amiga :)

    ResponderEliminar
  4. Pois isso sei eu... era só uma comparação! No sentido em que chegam cá e são os maiores e os melhores. Eu tb tenho mta familia emigrada e sabes bem que um elemento desse grupo até é a tal que "convida pra um invento!"... ou que diz "eu n sou emigrante sou europeia!" opá escrevia-se um livro com expressões como estas!!

    bjs***

    ResponderEliminar