sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A triagem

Dar aulas ao primeiro ano é uma esfrega de espanto. Andamos um bom tempo a explicar que não podem tocar telemóveis nas aulas, que não se tratam os professores por você e que os pais deles pagam propinas para eles me ouvirem... calados. Mas o surreal ainda estava para vir. Durante quatro anos, os meus alunos eram finalistas. Pré juristas do meu coração. Conseguia controlar os que davam erros e chamar-lhes a atenção directamente. Agora... agora é o pânico. Os mails começam com um "Olá professora, tudo bem?", a que invariavelmente respondo com um "Caro fulano", já com sacrifício óbvio, mas é preciso encontrar vias per mezzo e essas não hão-de ser, para miúdos de 18 anos nos dias que correm, o tradicional "Exmo. Senhor". Depois, bem, depois é todo um chorrilho de pontapés na gramática e na sintaxe. Cargas de porrada na língua de Camões. Os pedidos são os mais estapafúrdios. Desde que lhes diga qual a matéria que sai até a que lhes acalme os nervos. No meu tempo, há uns míseros 10 anos, podiam chover picaretas que, ainda assim, ninguém passava pelo I.J.. Hoje, é frequente perguntarem se podem ir ter comigo "àquela sala onde a prof tá sempre". O post não revela, estou certinha, metade da minha cara de parva quando penso nestas coisas. Não resisti a escrevê-lo porque acabo de receber um mail em que, em duas linhas, encontramos as seguintes pérolas: " me disponibilizá-se ", "me explica-se", "não trousse", mais ainda frases que começam por "É que" e smiles no fim.

2 comentários:

  1. Pois... e depois, as petições iniciais e contestações e requerimentos continuam com os mesmos pontapés na gramática e na sintaxe e, (PASME-SE!) já tive uma "reclamação " a um saneador deum ilustre caus´dico que não gostou que eu não tivesse transposto a frase que ele alegar inteirinha para o dito : como eu tentara corrigir a sintaxe, ele achou que eu não tinha compreendido e que, certamente, isso iria trazer-lhe problemas em termos de prova..

    Isto está mau, muito MAU!

    Bj.
    C (en)

    ResponderEliminar
  2. LOL!

    Se calhar vou fazer uma comparação um bocado parva, mas ao ler o que escreveste (perdoa-me o "TU" mas na blogosfera não se trata ninguém por você, ou trata?) não pude deixar de me rever um bocadinho.

    Comecei há pouco a dar formação ao equivalente ao 12º ano e há uns dias, vejo um e-mail de um aluno na caixa de entrada: "Assunto muito sério" no assunto. O pânico, o horror. Afinal, queriam que eu adiasse o teste. LOL
    Depois do teste, mandam-me mails a perguntar se já corrigi e que nota tiveram.
    E ainda há outro, que desde que soube que moro na mesma zona que ele, se faz à boleia, assim como quem não quer a coisa.
    Ah! Já disse que um outro me queria adicionar no Facebook?
    (não refiro os erros ortográficos e gramaticais senão ficava aqui até amanhã...)

    LOL

    ResponderEliminar