segunda-feira, 12 de março de 2012

Não gosto de multidões

Este boom de seguidores (nem quero pensar em quem tem 5000 pessoas a ver-lhe a vida) está a meter-me alguma confusão. Vai na volta e não fui feita para ter um blog. Acho imensa piada, gosto muito, mas prefiro um blog com pouca gente, um blog quase anónimo na sua expansão, além de anónimo na sua assinatura. Os blogs lidos por muita gente não podem, na minha opinião, cumprir a função do meu poraquipasseieu. Isto é um diário, bolas. Não há cá grande coisa de vestir ou calçar para ver. Às vezes há, mas é uma gota no oceano. As viagens começam a ser mais raras, os livros mais lidos são enfadonhos porque profissionais, as músicas não são achados e os poemas não são originais da autora. O cinema é lamechas, os encontros e desencontros iguais aos de muita gente. Isto, pessoas, é um relato absolutamente banal de uma vida absolutamente comum. A sério, não é mandar-vos embora, mas não estou radiante. Gosto dos blogs que cheiram a chás de amigos, dos blogs que são uma casa onde se pode entrar sem cerimónias. Festas e algazarras são uma coisa que me dá nos nervos. Demasiada pressão e gente a cobrar-me, muda, que viva uma vida suficientemente interessante para ser seguida, assusta-me. Eu não gosto de multidões. 

16 comentários:

  1. É pelo que explicaste antes que venho aqui. Por tudo isso :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. R.zinha, eu não teria dito melhor do que esta menina. O pessoal não vem aqui fazer publicidade a si próprio, como acontece nos blogues onde existem para cima de 1000 seguidores e onde tens comentários como ai adoro ou também gosto, ao estilo facebookiano.

      Por norma, todos os comentários que tens têm o seu quê de pertinente. ;)

      Eliminar
  2. Não te preocupes meu anjo. Apesar de tudo, o teu blog continua a ser tremendamente acolhedor. Como estar sentada no chão da tua casa! :) *

    ResponderEliminar
  3. Não vês ninguém. É igual a estar aqui uma só pessoa :) E o teu blog vicia... O ingrediente? É genuíno. E não me parece que ninguém venha cá à procura de um grande romance!

    ResponderEliminar
  4. R., é precisamente por tudo o que disseste o mais um par de botas, por me identificar tanto com o que escreves, com que sentes, com o é pela verdade que respira em cada palavra, por ler a R. e não uma persona nem um alter-ego que aqui venho e regresso.
    :)
    E eu, que (também) não gosto de multidões, até consegui ultrapassar a barreira das visitas silenciosas and made a stand!
    beijinhos grandes e doces

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, pessoas :)
    Beijinhos a todos*

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de blogs.
    Já pensei ter um,mas desisti.Nunca é totalmente anónimo.

    erva doce

    ResponderEliminar
  7. ou eu muito me engano ou é mesmo por ser genuíno! sente-se :)

    ResponderEliminar
  8. Mas isso não é o risco que se corre de quem tem um blog público? O anonimato da assinatura é tão relativo e não deixa de ser só mais uma cara e uma assinatura de uma pessoa comum entre a multidão. De resto R., há mil uma maneiras de 'vender' e esta poderá ser uma delas. Vender trabalho, vender ideias ou vender ego.
    De resto, também não gosto de multidões. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Nani. Claro que é um risco que corremos. Mas quando não fazes publicidade do teu blog, não andas a comentar em todo o lado, não contas a pelo menos uma pessoa de cada casa que tens um blog, sentes-te, apesar de tudo, protegida. Repara que eu nunca disse que não queria ter seguidores. Não é isso. Acho a dinâmica de "conquista" de pessoas pelo blog muito gira. Acho piada a saber que há alguém que eu nunca vi que me acompanha, que comenta, que vai sabendo dos meus amores e humores... mas sempre de uma forma caseira, controlada. Os booms acontecem por pessoas que não querem nada estabelecer esta relação de proximidade com a R. A grande maioria delas subscreveu o poraquipasseieu com a mesma facilidade com que subscreve 10 ou 20 blogs por semana. Não é uma maneira melhor ou pior de "viver" a blogosfera do que a minha... mas é muito diferente. De todo o modo, como tenho a certeza que, mesmo nos booms, haverá gente que cá chegou e ficou porque quer mesmo ir sabendo, intervir, envolver-se, solidarizar-se, enfim... vale a pena. O desabafo apareceu aqui porque, como boa sagitariana, tenho o coração na boca e não consigo calar o que me vai na alma. Quase nunca. É uma disciplina que raramente consigo impor-me. Não calo nada. Dos gosto de ti aos insultos. Preciso "deitar cá para fora" :)
      Volta sempre. Não penso vender trabalho ou ideias e muito menos ego, mas, se ficaste e comentaste, talvez também não seja disso que estejas à espera :)
      Beijinho*

      Eliminar
    2. Oh, claro que não. Não foi dito em género de critica, nem me referia aqui ao teu cyberespaço. Estava precisamente, também em jeito de desabafo - sou capricorniana, que é logo a seguir :) - a referir-me a quem tem um blog 'vendável', que até pode ser interessante, ou realmente enfadonho. Mas é isso que muitas pessoas que escrevem certos blogs querem e procuram. No fundo, chamar a atenção. Parece que existe ali uma lacuna nas relações sociais, comaltada por esses tais booms mediáticos. É que eu penso (e percebo muito pouco disto, eé certo!) que ter 5000 seguidores deve obrigar a dispender algum tempo de agenda!! Enfim, são considerações pessoais de alguém que tem um blog e não tem tomat... lata para o tornar sequer público e depois anda prái a fazer comentários nos alheios. loool (Por acaso nem é verdade, é muito raro sequer fazer comentários, a não ser nos das amigas).
      Ah e o teu 'vende' muito bem sim senhora, porque é visitado, lido e comentado e i´sto do marketing tem muito que se lhe diga!!! ;)
      Beijinho de volta

      Eliminar
    3. Nani, eu não tomei o teu comentário como crítica. Estamos a "conversar" :)
      Entretanto, tens um blog?! Não me queres enviar um mail para eu poder aceder?! Vááááá lááááá :)
      Estou a sentir-me lisonjeada por me comentares :)
      Beijinho e volta sempre :)

      Eliminar
    4. Mando sim senhora, mas aviso já que é uma seca e ando sem paciência nenhuma para bloggar!

      Eliminar
    5. Gosto muito. E quero aprender a fazer malha, pronto. Quero :)

      Eliminar