terça-feira, 18 de outubro de 2011

Da institucionalização

Uma vez ouvi uma pessoa dizer que os hospitais não são um sítio bom para se estar mas que, no caso de se rachar a cabeça, são o melhor sítio para se ficar. Os Lares de Infância e Juventude não são um sítio bom para se estar e, por isso, não devemos aceitar pacificamente que se tornem o projecto de vida de uma criança, mas, no caso de a opção ser uma família que a põe diariamente em perigo, então o Lar será o melhor sítio para a criança ficar. É por isso que não gosto de dizer mal das Instituições. Prefiro apontar o que gostaria que mudasse nelas para se tornarem ainda melhores. Acho que nunca disse isto, mas se um dia tiver dinheiro para isso, esse é um projecto que quero abraçar. Não para fazer de cada pequeno um filho postiço de que não penso separar-me, antes para aconchegar, à noite, os lençóis a quem não pode dizer a que sabe um beijo na testa. Ainda hoje o meu pai me dá um beijo na testa antes de se deitar. E ainda hoje a minha mãe me faz as vontades mais pequeninas. Não acho que seja mimada. Acho que não podia ser de outra maneira.

3 comentários:

  1. Não precisas ter dinheiro para dar Amor.
    Ser Mãe permite-me conviver com todo o genero de crianças.

    No outro dia abracei uma miuda, que provalvemente nunca conheceu o amor,ela encostou a cabeça ao meu ombro sorriu para mim e permaneceu durante minutos.

    Sentei-me num banco estendi um braço no ombro dela e outro na minha filha.

    Ela permaneceu olhando para mim e sorrindo.

    Só quem nunca conheceu o AMOR de pai e mãe pode perceber isto.

    erva doce

    ResponderEliminar
  2. Ai erva doce, que tenho o coração pequenino com a última frase do teu comentário...
    Quanto ao resto, tens razão no que dizes. E vou pondo também isso em prática sempre que posso. Mas quando falei no projecto, não me referia "apenas" a isso. Referia-me à criação de uma instituição como as idealizo, como penso que o Estado devia garantir que fossem todas, como os privados, as IPSS, as instituições religiosas, enfim, deviam conceber os lugares onde acolhem vidas a começar. Era a isso que me referia. E para isso, não vale a pena ter ilusões, é necessário dinheiro.
    Um beijinho. Gosto de ti, sabias?!

    ResponderEliminar
  3. Só venho aqui comentar tristezas.
    Mas desde à um tempo que sinto necessidade de falar de certos assuntos.
    A minha vida mudou e para melhor. E é necessário que as pessoas tenham esperança.
    Tb à um lado feliz na minha vida.

    Dou graças a Deus pela minha vida.


    erva doce

    ResponderEliminar