quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Casas - continuação

Não gosto de casas com passadeiras a tapar os tapetes bonitos. Não gosto de salas fechadas para abrir apenas na Páscoa. Não gosto de lareiras que só servem para enfeitar. Não gosto de anexos que substituam as casas. Não gosto de arcas fechadas com tolhas de linho que não se usam e lençóis que nunca se acomodaram a uma cama. Não gosto de flores artificiais para não darem trabalho. Não gosto de loiças compradas para uma ocasião especial que nunca chega. Não gosto de proibidos nas garrafeiras, aguardando datas que ninguém podem assegurar que se perfaçam. Não gosto de coisas que remedeiam. Não gosto de copos dos 300 quando há serviços completos de cristal lá ao lado. Não gosto de talheres com cabo de plástico. Não gosto de chás servidos nas mãos, porque o tabuleiro é pintado à mão e pode estragar-se. Não gosto. Eu gosto das casas onde cada espaço e cada objecto cumpre uma função, numa espécie de engrenagem essencial em que não há supérfluos. Eu gosto de tudo o que desbota porque se usou. Eu gosto de tudo o que se partiu a ser usado. Porque me faz uma confusão sem tamanho viver pior e com menos beleza os dias todos, à espera de um grande dia. Simplesmente porque estar vivo devia fazer de qualquer dia, um dia abençoado. Sei que não é fácil. Mas não custa irmos tentando...

4 comentários:

  1. Sou muito como tu, para mim as casas são para viver e não para serem museus. Faz-me muita confusão quem tem coisas lindas dentro de gavetas e armários à espera de um grande dia. E se esse nunca chegar? Ou se nem chegarmos a esse dia? Há que aproveitar aquilo que temos e viver, porque, tal como dizes, poder viver já é por si uma benção.

    ResponderEliminar
  2. Adoro. É essa a atitude R.zinha! Tal e qual.

    Mim ser tua fã. :)

    ResponderEliminar
  3. Rasgação de seda, take II:

    Gosto taaaaantooo di ti, Minha Raquel!!!

    ResponderEliminar
  4. Casa tem de ser usada. Das razões que me fazem não gostar muito de revistas de decoração, é o fato de parecer que ninguém lá mora.
    A minha casa é minha, igual a minha e cheira a mim. Sendo que mim = a família que a habita ;) Inclui Comandante e Mr.

    ResponderEliminar