segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Eu prometi

A minha avó teve de interromper um picô para ir à novena. Quando chegou, começou uma flor nova sem ter acabado a anterior. No fim, os pontos não davam certo e fez um remate diferente do dos outros três cantos do pano. Diz que nunca tal coisa lhe assucedera, em quase oitenta anos de picôs e centenas de panos adornados. Estava aflita e perguntava se eu não ficava triste se mo arranjasse e desse só nos Reis. Pedi que não o fizesse. Trouxe-o assim. Porque é uma Sagrada Família à nossa moda. Um Gaudí reinventado. Um pano único e com uma história. E que só acompanhará a louça das ocasiões mais especiais.

Enquanto se esperava a meia noite para cantar os parabéns ao menino Jesus e depois distribuir os presentes, viam-se álbuns de fotografias. A mais antiga, era nova lá em casa. A avó, com a parceira da comunhão. A avó conta que a cachopa há dias lha levou lá a casa. E que se prometeram que a última a morrer iria ao funeral da primeira. A proposta foi da parceira. A minha avó respondeu "Com todo o gosto!". Nós rimo-nos à gargalhada.

O meu avô desapareceu por um bocadinho. Perguntado onde se tinha enfiado, respondeu prontamente que tinha ido visitar os velhinhos ao lar. O meu avô tem 90 anos... (ahahahahahah)

O neto mais novo presente entrega os presentes e cada pessoa abre o seu, mostra-o a todos e posa para uma foto. Logo... saímos de lá já passava das duas da manhã...

Ontem a minha avó jogou bilhar com a bengala, mas acha "mais difícil do que se julga enfugar as bolas nos buracos".

É isto!

1 comentário: