quinta-feira, 5 de maio de 2011

A crise dos 7 anos



Há sete anos, morava na Rua do Brasil com o H., a C. e a X. Há sete anos, saí de casa com todos eles, por volta das sete e meia da manhã. Há sete anos, quando a Porta Férrea abriu, sentámo-nos no primeiro degrau das escadas centrais da Via Latina. Há sete anos, a Serenata Monumental foi lá. Há sete anos, passámos lá o dia inteiro. Fomos vendo a mancha negra agigantar-se. Há sete anos, comemos pizza trazida de mota ao almoço. Há sete anos, a Pitagórica actuou só para nós, aí pelo meio da tarde. Há sete anos, por esta hora, o meu nariz já se pelava, porque tinha estado muito sol e tínhamo-nos queimado todos. Há sete anos, fará aí às onze, eu e o H. pusémo-nos a cantar fado nos micros instalados para a serenata. Depois, adormecemos. Há sete anos, já nem sabia se ficava, se me ia embora, porque há sete anos eu só sabia que começava a despedir-me. Há sete anos, a Serenata, se não foi a mais bonita de todas, pareceu. Há sete anos, chorei baba e ranho incessantemente durante uma hora. Há sete anos, gritei tanto, saltei tanto, abanei tanto as fitas vermelhas carregadinhas de gostares, atirei tão alto a capa... que parece que foi ontem... tão bem que me lembro. Há sete anos, fiquei sem voz. Há sete anos, começava a minha última Queima como estudante. E se há dúvidas que o tempo passa a correr, esqueçam-nas. Passa mesmo. Foi há sete anos e pensar nisto aperta-me o coração e enche-me os olhos de lágrimas como se ainda agora sentisse que Coimbra tem mais encanto... na hora em que nos despedimos.

6 comentários:

  1. Há sete anos partilhei as mesmas escadas...comi pizza...vi a actuação da Pitagórica e quase inundei a serenata, depois de uma hora de lágrimas a correrem-me pelo rosto. Só muda a cor das fitas. O tempo passa a correr, sem dúvida...mas a emoção daquela noite foi única. A vida é feita de coincidências felizes como esta! ;)

    Beijinhos

    P.s E demos o ar da nossa graça na TV. Tenho esse video algures. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu não acredito...
    À tua conta, mais uma choradeira pegada aqui em casa!
    Isto hoje promete :)
    Beijinhos, querida!

    ResponderEliminar
  3. Também chorei, noutra serenata, noutro ano, mas certamente igual...E hoje acho que se chora porque acaba, mesmo uma coisa única: ser estudante em Coimbra.

    Bj.
    C(en)

    ResponderEliminar
  4. (suspiro)

    Ainda hoje ao almoço, enquanto conduzia apanhei na TSF uma transmissão em directo do Mosteiro (agora museu) de Santa Clara-a-Velha, com o som de fundo das águas do Mondego e foi mesmo difícil aguentar-me. Não é fácil conduzir com os olhos marejados de água.

    ResponderEliminar
  5. Há bom!! Fico mais descansada... É que estava aqui no trabalho (felizmente sozinha) e vai de fazer uma pequenita poça à volta do computador... Não há direito!!

    (Estou a ver que isto é tudo da mesma colheita!)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Há 7 anos era eu caloira, e não assisti à serenta nem a nenhuma daí para a frente até ao último ano, é triste dizer isto mas nunca tive coragem de atravessar a barreira d gente k se formava e forma até à Sé!! Assisti a todas da Latada super compenetrada apesar de nada terem a ver com a da Queima. Ontem fui a Coimbra, e ver aquela gente tda de negro deixou-me o coração pequenino ainda mais por este ser o ultimo ano (oficial) como estudante... Coimbra tem mmo mais encanto na hora da despedida!!
    Beijinhos R.

    ResponderEliminar