quarta-feira, 16 de março de 2011

MIMI

Ontem, depois de ouvir o Primeiro, temi durante cinco minutos que me tocassem à porta, eu abrisse e... fosse o FMI. O FMI, ou MIMI, como lhe chamam as tis, ao que parece, é o homem do saco do Século XXI. Sempre tive medo do homem do saco. Nunca temi o cigano porque a minha mãe teve muitos alunos ciganos e sempre foi malta impecável comigo. O MIMI corta salários, o MIMI não dá subsídio de natal, nem de férias. O MIMI está literalmente cagando e andando para as nossas férias, é o que é. O MIMI, o Primeiro não disse para não nos assustar, mas eu quer-me cá parecer que o MIMI vai instalar campos de refugiados (do MIMI) na Lousã, em dois ou três montes do Alentejo e em Foz Côa. O MIMI monta lá umas tendas, leva-nos em frugonetas e deixa-nos lá à míngua, ralhando ferozmente para não fazermos barulho. O MIMI não entende a nossa língua. Acha que carregamos nos rr e acabamos muitas frases com ssss. O MIMI não gosta, porque os mais incautos cospem a dizer os ssss. O MIMI vai sentar-se no Terreiro do Paço, numa mesita do IKEA, e vai fazer esboços do Portugal moderno. Volta meia volta o MIMI levantar-se-á por lhe doer o real traseiro e há-de ir ao Martinho da Arcada. Arrombará a porta e roubará todos os pasteis de nata. Lambão. O MIMI, daqui a uns meses, terá um lindo esquiço do que havemos de ser e então porá mãos à obra. O MIMI arrasará tudo com máquinas com nomes estranhos, tipo catrapiler, ou assim, e começará, pedra sobre pedra, a fazer o novo Portugal. Quando o MIMI acabar a gente já há-de ter quinado, ou seremos muito velhos (eu devo ser velha, porque ainda sou uma garota agora). Mas restarão os nossos filhos e netos, escravos do MIMI, para servirem de colonos do novo Portugal. E não serão felizes para sempre, porque vão ter de varrer Portugal todos os dias e polir, nem que seja com cuspo, todas as obras que o MIMI tiver feito. O MIMI virá cá todos os anos, duas a três vezes, abastecer-se do que lhe faltar e no fim dos tempos ainda será assim e ainda teremos uma enorme dívida com o MIMI. O MIMI é mau e feio. Desde ontem, sei que o que devemos eleger como prioridade é afastar o MIMI das nossas casas. Porque o MIMI não é de confiança. O MIMI quer acabar connosco. Diz que. Foi o Primeiro que contou. E o Primeiro lá sabe.

3 comentários:

  1. ai..... o Mimi é assim...MiMa uns e enterra outros... snif :( maria Daniela encontra-se outra vez desempregada graças aos belos estágios que o Mimi arranja. snif. Vou ali chorar e já volto-

    ResponderEliminar
  2. Este texto é brilhante.
    Eu dei por mim esta manhã a pensar se o FMI não seria, pelo menos, mais justo que a máquina governamental que se arrasta por cá. Seria duríssimo, mas não seria menos injusto? São só perguntas.

    ResponderEliminar
  3. O meu pai garante-me que não. Que o MIMI é pior que tudo. É frequente discordar dele. Estou indecisa.

    ResponderEliminar