sábado, 7 de março de 2009

Tenho de começar a preparar a defesa por algum lado!

Já tenho roupa!


...

Se isto não é denunciar-me como fútil e trapaceira que tenta convencer a malta que também sabe de direito, não sei o que será! Ah... sorry... já não vivemos naquele tempo em que uma mulher tem de optar por ser gira ou ser inteligente, que não dá para levar com as duas qualidades juntas.

Ou se apresenta como a verdadeira gaja e essa quer-se gira. Lá isso de ser inteligente é para as que não tiveram oportunidade de ser mais nada. Porque gaja que é gaja só pensa em trapos e sapatos e bugigangas... tipo brincos. Gaja que é gaja acha que a Almedina é um cabeleireiro. Gaja que é gaja entroniza a Pedra Dura como loja de eleição (se for uma gaja com menos bom gosto, fica-se pelas concorrentes fatelas da dita). Gaja que é gaja não gasta dinheiro em livros, salvo aqueles que dão dicas para prender gajos.

Ou então apresenta-se como uma mulher de cultura e então tem de usar óculos (oops... eu uso, mas é só porque as lentes me metem impressão nos olhos e acho sempre que numa hora de aflição não teria tempo de as pôr!!!) Mulher que é mulher veste a primeira coisa que lhe aparecer: são tudo fatos, só variam a cor. Mulher que é mulher lê em estrangeiro e passa mal se vê a capa da Ana mais atrevida. Mulher que é mulher usa canetas de marca para assinar os documentos (ok... já me safei... Assino os exames dos alunos com uma caneta com um peixe palhaço que o meu irmão me trouxe do Oceanário!). Mulher que é mulher usa umas pérolas a servir de brincos e aneis discretos. Mulher que é mulher não acha piada a Swatch... salvo para a praia.

Mas nós já não vivemos neste tempo separatista. Já o mundo teve a sorte de conhecer gajas-mulher do melhor que há. E os mais atentos já as descobriram.

Por isso é que eu fiquei um bocadinho ainda mais apaixonada naquele dia em que ouvi: "Este é o presente para a R. intelectual e este é o presente para a R. fútil."*



*Isto já me passa!

2 comentários:

  1. Querida R. enfim cheguei até aqui. E, confesso, fiquei impressionado.
    Adoro o texto. Um beijo e até breve. G.

    ResponderEliminar
  2. É um gosto tê-lo a passar por aqui, querido Gui! Volte sempre...

    Agora, não sei se não me ofendo com essa do "fiquei impressionado"... Não me diga que achava que eu era só gaja?!

    Vá... redimiu-se com o "até breve"!

    Um beijinho e saudades*

    ResponderEliminar