quinta-feira, 23 de junho de 2011

Negócios

Há cerca de três meses, através de uma colega, fiquei a conhecer o trabalho de uma artesã/habilidosa que tem ponto de venda online. Encantei-me pelo que fazia e decidi encomendar umas quantas coisas para os aniversários que estavam para vir. No total, o valor da minha encomenda ronda os 60 euros, o que, não sendo uma fortuna, é qualquer coisa. No primeiro dia, cumpri escrupulosamente as indicações que a senhora me deu. Aguardei o prazo estipulado por ela. No seu termo, nada. Nem encomenda, nem justificação, nem pedido de desculpas, nada. Insisti. Novo prazo. Sem pedido de desculpas. Tenho mais que fazer, vou deixando andar. Cansa-me a beleza chatear-me com as pessoas. As batalhas eram outras e difíceis. Novo termo de prazo. Nada. Nem encomenda, nem justificação, nem pedido de desculpas, nada. Perguntei, já num tom mais "decida-se!". Muitas desculpas e a vida e tréutéutéu pardais ao ninho. Novo prazo. No seu termo, nada. Daí até hoje, mais cinco novos prazos. No seu termo, do lado de lá, nada. E eu a insistir, como se o que a senhora faz fosse a última coca-cola do deserto. Há 9 dias, manda-me um link do facebook, da sua página, para consultar a primeira coisa que tinha feito da minha encomenda. Espero que goste e mimimi. Eu fui ver. Está muito bem. Não é isso que está em causa. Perguntei pelo resto e prazo, definitivo. 9 dias depois, nada. Ora, hoje, aqui sentada no sofá de casa, rodeada de papéis por todos os lados, ocupo-me, desde há umas duas horas, de uma reclamação com articulado e tudo à Optimus. Já ando destreinada das lides da advocacia, mas isto impunha-se. Vai daí, no intervalo, cega de fúria e dor de cabeça com a argumentação remelosa dos gajos da operadora móvel, pensei para comigo "Ora, pequena R., nem é tarde, nem é cedo. Vamos tirar a tarde para deixar de ser palonça". Fui novamente ao facebook da loja. Montes de coisas novas nos últimos dias. Passei-me. E, quando me passo, geralmente, ou choro (hoje não me apetece) ou sai disto:
...,
passaram cerca de três meses desde o meu contacto.
Foram sucessivos os adiamentos da entrega.
Desde o meu último e-mail, passaram 9 dias sem resposta.
Sei bem que se trata de um negócio informal e que é preciso condescendência com prazos. Mas, neste momento, confesso-lhe, acho um abuso. E sinto, o que é mais grave, que não está sequer a respeitar-me como cliente (ainda que informal).
Diga-me apenas, por favor, se e quando, em definitivo, enviará a encomenda.
Todas as datas em que eu queria ter entregue uma das suas criações já passaram.
Consultei hoje, mais uma vez, o seu facebook e percebo que tem actualizado as coisas disponíveis, pelo que tenho, obrigatoriamente, de concluir que não prioriza encomendas. E, ou as pessoas desistem à primeira, ou, como eu, insistem semanas, meses a fio, como se estivessem a pedir-lhe um favor.
Acontece que, mesmo neste último caso, há um dia em que as pessoas se cansam. Hoje foi o meu dia.
Agradeço-lhe resposta tão breve quanto possível.
Cumprimentos,
R.

4 comentários:

  1. Resultou? Eu não teria tido tanta paciência como tu.

    Mas a venda não foi através da Etsy, pois não? Os sites de qualidade dão outras garantias. Vários produtos por 60€, em artesanato, em mim faria logo soar o alarme "se a esmola é muita, desconfia!".

    ResponderEliminar
  2. Pipoca,
    acreditas que, até ver, NADA!? O mais profundo silêncio... Já agora, quero ver até onde isto chega.
    Quanto ao valor, não era de desconfiar. As coisas que a menina faz são giras, mas os materiais são os tecidos, as missangas, o feltro... portanto os preços estão dentro do que é normal.
    Surreal... esta história é surreal!

    ResponderEliminar
  3. O.K., para coisas pequeninas e simples nem é assim tão "pechincha". Acho tão triste essas coisas acontecerem! Porque, no fundo, descredibilizam o trabalho de tantas outras pessoas que respeitam "o cliente" e têm brio no que fazem. Mais valia ter recusado. Olha, espero que as tuas coisinhas cheguem ao destino e com juros. ;)

    ResponderEliminar
  4. R., deixa-lhe essa mensagem no FB, à vista de todos. O mais certo é apagar, mas tu também podes ser teimosa. Pode ser que expor o caso a outras cliente (ou possíveis clientes) a faça pensar duas vezes.

    Este teu post fez-me lembrar a minha vida há uns aninhos atrás quando também tive uma loja online, e depois até tive uma loja a sério e tudo! :D

    ResponderEliminar