quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Maus dias

Sabem quando têm um dia mau?! Sabem das ganas que vos dão de atropelar tudo o que vos aparecer à frente?! Pronto. Hoje foi um dia desses. E estava capaz de engolir vivo o primeiro humano que decidisse pegar comigo. Tocaram-me à campainha. Atendi. O rapaz disse boa noite e começou a fazer-me perguntas sobre um determinado serviço. Respondi-lhe às primeiras duas. À terceira, perguntei-lhe se me ia fazer um interrogatório. Fui seca. Ele, impávido, respondeu-me que não, que só precisava de saber mais uma coisa. E pediu desculpa. Respondi. Disse boa noite e pousei o intercomunicador. Voltei a sentar-me à secretária e desatei num pranto. E lá fora começou a chover. Tenho o cabelo molhado do banho que tomei há pouco, estou de chinelos de quarto e em camisa de dormir. Levantei-me, vesti um casaco, peguei nas chaves de casa e saí porta fora. Quando alcancei a rua... nem sinal do rapaz. Mal disse-me o mau feitio e virei-me no sentido da porta. Antes de entrar, mais um olhar de relance e, no lote ao lado, a tocar uma por uma às campainhas, estava o rapaz. Entre nós, estava um jardim pequenino, que fica aqui em frente aos prédios. Gritei-lhe da minha entrada "Olhe... desculpe... O senhor desculpe. Fui muito indelicada consigo." Que não ouvia. Fez-me menção de aguardar. Voltou atrás. Não terá mais que a minha idade, está de chuva e anda a tocar às campainhas e a levar com o mau feitio das pessoas como eu. Com o cabelo a pingar-me a camisa de dormir e os chinelos a molharem-se-me de fora para dentro, pedi-lhe novamente desculpa. E ele disse-me que sabia o que era um mau dia. 

Acaba de acontecer-me exactamente isto. Continuo a sentir-me a pior do mundo. Uma fraca que descarrega o amargo de um dia mau no primeiro ser que lhe aparece a jeito. Uma tristeza.

5 comentários:

  1. à minha amiga R., pelos maus dias que tem, pela chuva que, ufana, teima em tombar, pelos prantos que guardou no regaço e, sobretudo, pelas mãos certas que ainda lhe tocarão à porta..

    (vide FB de PG)

    ResponderEliminar
  2. E, no entanto, pelo simples facto de teres descido e apanhado chuva para te desculpares, és capaz de ter feito o rapaz ganhar o dia. **

    ResponderEliminar
  3. Até nos teus dias maus tu és, mesmo, boa!
    Gosto, mesmo, de ti!

    ResponderEliminar
  4. Terminaste em beleza. O rapaz de certeza que te deu o seu perdão! LOLOLO

    ResponderEliminar
  5. "Até nos teus dias maus tu és, mesmo, boa!"

    caneco, oh se estou a ter um dia mau (uma semana,vá...) e podia mto bem ter sido eu a descarregar fel em cima de uma alminha qq... agora essa atitude que tiveste a seguir, acho que nunca conseguiria ter.

    a sério! mto bem! és mm querida.
    Carla

    ResponderEliminar