quinta-feira, 21 de julho de 2011

Arraialeira

Eu sei que a palavra não existe. De qualquer modo, a língua também é minha e de certeza que não se sente tão ofendida com esta criação by R como pelo acordo ortográfico. Assim sendo, considerem oficialmente criada a palavra arraialeira para efeitos de conceptualização de toda a pessoa amiga do arraial, mas assim amiga do peito, mesmo. Para se ser arraialeira, a pessoa em causa tem de superar várias provas. A saber: ter dançado ao som do Quim Barreiros durante pelo menos três horas seguidas, episódio que lhe valeu destruir umas sandálias e foi senha de entrada de uma das companhias no hospital com um pé todo lixado. Arraialeira que é arraialeira põe as mãos no ar como se estivesse num rancho de cada vez que o ritmo chama, deixa cair meia dúzia de lágrimas quando ouve grunhidos em que a palavra amor seja uma em cada duas palavras do refrão da letra da cantiga, sabe de cor músicas do inolvidável Dino Meira, do Nel Monteiro, do Zé Malhoa, do Quim, do Marante, dos Diapasão, do Mundo Novo, do grande Marco Paulo e do Tony. Mais. A verdadeira arraialeira já comprou pelo menos uma cassete desta gente, nem que tenha sido por volta dos sete anos e só porque estava numa festa e o tipo dava autógrafos nas cassetes. Arraialeira que é arraialeira subiu pelo menos uma vez ao palco de uma festa pagã da paróquia para dar umas flores ao artista. De preferência, o artista seria a Cândida Branca Flor. Arraialeira que é arraialeira já cantou noites de São João inteiras no areal da praia, desde fado de Coimbra àquela do biquini às bolinhas amarelas. Sempre que pedem uma coisa difícil a uma arraialeira, vem-lhe à cabeça a famosa quadra "como é que eu hei-de, como é que eu hei-de, como é que eu hei-de me ir embora... (o resto vocês sabem!)". A arraialeira escandaliza-se quando um amigo mais velho confessa, entredentes, que não conhecia a intemporal "estava a assar sardinhas, com o lume a arder (e por aí fora)". Ora, eu sou uma grandessíssima arraialeira. Mesmo. Por essas e por outras é que já ando a organizar a agenda para umas noitadas na minha Expofacic. Gosto das tendas, até gosto da parte dos tractores, gosto das tascas, gosto dos casais em que ela parece que vai para uma gala e a ele lhe apeteceu arejar o fato de treino, gosto de encontrar gente que só encontro lá, gosto do ritual de juntar a famelga toda à roda de uma mesa da barraca da terra do papá, gosto dos arraiais, gosto, pronto!

18 comentários:

  1. Arraialeira como eu sou, também já preparo a minha incursão a terras do marquês de Marialva :) A ver se janto por lá na tasca da minha terra também :P

    ResponderEliminar
  2. Ah como gosto deste post!! Escolhe lá o dia, para que eu te poss apresentar "ao meu clube", eu vou uns dias não tdos! Depois comunica qd queres ir, ok???


    Nota: Este ano n estará lá o Quim:(:(

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro arraiais e festas mas não sou nada arraialeira. Sou uma fraude. Mas este post encheu-me as medidas, és a minha antítese e és maravilhosa!

    ResponderEliminar
  4. Kelle, andava eu aqui convencida que eras da minha praia e vens tu agora dizer-me que a tua terra lá tem tasca?! Acho que só há tascas das aldeias do concelho... Por isso, olha, estou outra vez às aranhas :)
    Um beijinho e pode ser que nos encontremos :)

    O., eu também não vou todos. Afinal, eu trabalho ainda a próxima semana toda. Para começar, vou domingo jantar. Mas acho que as mummys estão a combinar uma saída de mulherio. Só não é justo porque elas vão da praia e eu vou da faculdade. O mundo, o mundo... oh lugar de desigualdades :)

    Raquel, eu não acredito. Tu és daquelas que se encosta aos postes nas festas a ver quem passa e como é que dança?! Não posso :) Cá para mim, não somos assim tão diferentes (concedo que aquilo da Cândida Branca Flor foi demais, paz à sua alma... mas eu era garota, tinha para aí uns 6 anos, não tinha consciência dos meus actos...). Quanto a ser maravilhosa, não estou aqui para contrariar ninguém! ahahahahaha Mas não. Normalzinha da silva!

    Beijinhos a todas*

    ResponderEliminar
  5. R. a minha praia é no concelho de Cantanhede, aliás, é a única do concelho :) Já lá chegaste? A minha freguesia costuma ter lá uma tasca, bem como umas aldeias que fazem parte da minha frequesia :)

    ResponderEliminar
  6. Pronto, agora só falta falares da Caniceira para eu dar aqui um grito histérico... :)

    ResponderEliminar
  7. Essa costuma lá ter uma boa tasca :P Vá, confessa-te, donde é que tu és :P

    ResponderEliminar
  8. Ora bem...

    1) Não sou do concelho;
    2) Sou de um dos limites;
    3) O pai é do concelho;
    4) Tenho ligação emocional fortíssima à aldeia de que falei ali. O meu mais minuin é de lá;
    5) A minha praia não é essa. É a outra, mais a norte;
    6) É lá que passo férias desde antes de nascer, na barriga da mamã.

    :)

    ResponderEliminar
  9. Que charada aqui está rapariga!!

    1) Não sou do concelho;
    Bom, és do concelho de Mira!

    2) Sou de um dos limites;
    Suponho que sejas ali para o limite norte, acima das Cochadas.

    3) O pai é do concelho;
    Esta é difícil!

    4) Tenho ligação emocional fortíssima à aldeia de que falei ali. O meu mais minuin é de lá;
    Conheço gente na Caniceira que nunca mais acaba, e agora não me ocorre ninguém que namore para norte! :)

    5) A minha praia não é essa. É a outra, mais a norte;
    Praia de Mira (o Palheirão não conta :P)

    6) É lá que passo férias desde antes de nascer, na barriga da mamã.
    A Praia da Tocha é claramente a melhor, digas o que disseres :P Ehehe, mas eu sou tendenciosa :P

    ResponderEliminar
  10. Pois eu sei querida que elas esão a organizar algo... e eu tb irei da praia para lá!! Roi-te de inveja, dp em Agosto tiras a barriga de misérias:):)
    Domingo n sei se vou, Tony queria ver era num coliseu ou algo do género, lá é mta gente e mta maluquinha, não se aproveita nada!
    Mas se perder a cabeça aviso-te:)

    ResponderEliminar
  11. 1 e 2) Não. Não sou sequer do vosso distrito :)

    3) ...

    4) Quem te disse que eu lá namorava?! Frio, mesmo muito frio.

    5) Boa!!!

    6) Não troca a minha por nenhuminha outra, tem lá paciência. http://poraquipasseimesmoeu.blogspot.com/2010/06/minha-praia.html

    :)

    ResponderEliminar
  12. R. agora é que me trocaste as voltinhas todas :)
    Distrito de Aveiro? Mealhada ou Anadia?
    Se não namoras lá o que queres dizer com "mais minuin"? A tua terminologia baralha-me :P
    Podia dizer praticamente tudo o que disseste no teu post sobre a tua praia, mas sobre a minha :) Os nossos lugares estão muito para além da paisagem :)

    ResponderEliminar
  13. Mais minuin é o afilhado caçula :) Tenho lá amigos daqueles mesmo do coração.
    Quanto ao resto, isto é um blog anónimo, minha menina :) Não vou agora dizer mais nada de onde sou ou quem sou :)
    Beijinhos*

    P.S. Pronto, adianto só que a famosa noite de São João foi na tua praia, onde invariavelmente, durante anos, passei essa noite. De cada vez que me lembro... Na fase da cantoria da do biquini já tinha meia rua a olhar para mim com ar de "Coitadinha... não se deve dar bem com o álcool!". Quando, atenção, eu não bebo :)

    ResponderEliminar
  14. Pronto, ficamos na mesma :)
    Durante muitos anos a noite de S.João foi passada na minha praia, como as passagens de ano e os carnavais, mas este ano fui apanhar sol para o sul nesse fim de semana, não podia identificar-te a cantar desalmadamente no meio da rua :P

    ResponderEliminar
  15. Atenção: eu também dei ao pé a ouvir a Cândida Branca Flor (há mil anos atrás) na festa da minha aldeia. Não fui ao palco mas, para mim, dar ao pé já é um feito comparável (mesmo criança, que já nasci sem ritmo nenhum!) ;)

    Não me encosto aos postes a ver quem passa e como dança mas como tenho 2 pés esquerdos, na ausência de uma boa velha mesa de matrecos,"abanco" numa tasca à conversa. Nem todas podemos ser bailarinas, mas eu sou uma grande jogadora. lol

    ResponderEliminar
  16. Ai eu gosto tanto de ti, pá!
    Eu ADORO jogar matrecos. E não, não sou bailarina. Sou é descarada :) Danço mal, mal, mal... Mas mexo os pés... e diz que isso é quase meio caminho para se dançar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. ahahahah
    Acredita, ao meu lado passarias por profissional de dança!

    Um dia, no mundo perfeito, havemos de nos juntar e levar os manos para uma final de matraquilhos! ahahahahah

    ResponderEliminar
  18. Matrecos? Epah, se há, eu tou lá!

    ResponderEliminar