domingo, 31 de maio de 2009

Razões para detestar o Verão

Estamos sempre suados;
A sair do banho já colamos;
A roupa é composta por umas tripas;
Os pés incham;
Fica-se mole;
As queimaduras doem;
Não tem natal;
Aparece toda a espécie de população portuguesa emigrada;
Há festas e arraiais e esses não passam sem foguetes;
Vai toda a gente para a praia e eu passo dois meses inteirinhos a corrigir exames e a fazer provas orais;
Apetece comer gelados e estes engordam;
Não pode haver deslizes com a depilação;
Não se admitem lascas no verniz dos pés;
O cabelo solto faz calor no pescoço;
Há incêndios (e deve haver poucas coisas que tema mais que isto)!
Não há transporte público que escape ao fedor de condição humana;
Não se pode trabalhar na minha biblioteca, porque parece uma sauna... e diz que faz mal estar nestes ambientes dias inteiros.

Eu não gosto de Verão!

Em compensação, eu amo Inverno!
Amo o frio. A neve. Os cachecois. As golas altas. As botas. Os casacos compridos. As meias opacas. Os gorros. O cabelo a aconchegar as orelhas. Os banhos quentes. As massagens com óleos mornos. O natal. Adoro saber que para o frio há remédio... é vestir mais uma camisolinha ou pôr uns collants. Amo lareira acesa. Trabalha-se bem de aquecedor aos pés e mantinha nos joelhos. Enquanto estou a penar nas salas de aula, sei que todo o cidadão normal se encontra, solidariamente, a vergar a mola. Os perfumes entranham-se nas lãs e são meio fumegantes. Faço anos. Sei por onde andam as minhas pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário