terça-feira, 21 de maio de 2013

Unhas de meninas da vida

Quando andava na faculdade, tinha uma amiga que sempre que pintava as unhas de vermelho dizia que se travestia em puta. Não se comportava como puta, mas sentia-se poderosa como as putas, segundo o que ela achava que seria o poder de sedução das ditas moças. Eu achava piada àquela maneira de ver as coisas, mas nunca me senti mais ou menos sedutora em função da cor da unhas. Pinto as unhas de todas as cores, é certo, mas o vermelho é uma cor de muita eleição. Ando muitas vezes com as unhas pintadas de vermelho, talvez porque, por ser tão branca, ache o contraste giro, não sei. Tenho agora uma amiga cujo mais secreto desejo era um dia pintar as unhas de vermelho, mas, vá-se lá entender, em 2013 ainda pensava como a minha amiga da faculdade e argumentava perante as minhas insistências de se fazer o gosto, que o marido não deveria achar grande piada. Apeteceu-me partir a loiça. Disse-lhe que se há coisa que me enerva é os maridos acharem que as mulheres são de porcelana, coitadinhas, partem-se em mil bocadinhos, não se pode ramboiar com elas, tão púdicas, tão reduzidas a fadas do lar, tão apenas ladies, tão educadinhas, tão certinhas, tão direitinhas. Dá-me nos nervos. Maridos que não fantasiam e concretizam com a sua, fantasiam e concretizam com as dos outros. Por isso, muito corajosa, lá convenci a minha amiga a experimentar. Reparem: a grande aventura era pintar as unhas de vermelho. Vejam bem o nível de depravação da coisa. Pintou. Perdeu a cabeça e até pintou também de vermelho as unhas dos pés. Uma tarada, no fundo, a vir à tona. Como pitas adolescentes, eu e outra amiga envolvida nesta mudança de look com claras implicações na auto-estima íntima da moça, ficámos à espera das novidades. Diz que foi uma festa. É tão fácil fazer uma mulher feliz. E convencer um homem que a pessoa com quem casou não tem propriamente vocação para freira. 

3 comentários:

  1. Curioso ainda existir este tipo de pensamento - e de preconceito - em pleno ano 2013...

    ResponderEliminar
  2. Sabes uma coisa engraçada que acontece comigo, eu não me sinto bem com as unhas pintadas de cores fortes pois tenho a sensação que não tiram os olhos de mim, mesmo agora com 28 anos tenho uma certa dificuldade em quebrar este tabu e o mais engraçado da história toda é que tenho uma colecção de vernizes fantástica de todas as cores ,o)

    ResponderEliminar
  3. Detesto esse tipo de pensamento e de preconceito,mas é claro que respeito.
    Mas em pelo 2013 é um pouco de mais uma mulher tem de se sentir bem com ela própria e fazer aquilo quw a faz sentir bem e nunca mas nunca ir pela cabeça seja do marido ou de seja quem for.

    ResponderEliminar