terça-feira, 7 de maio de 2013

Paps

Aceitam-se sugestões de sobremesas indicadas para diabéticos. Há disto?! Gostoso e com bom ar?! Tenho um pai com dezasseis quilos a menos desde a Páscoa mas para quem comer, designadamente doces, sempre foi um dos maiores prazeres da vida. Depois da luta que foi levá-lo ao médico e depois de as notícias não serem as mais animadoras, estamos cá para transformar uma doença chata nisso mesmo: uma doença chata. E não num drama. Festas são uma coisa a ser servida com cautela a esta pessoínha tão fã de horas de conversa à mesa. Verão, pic nic e gelados, Santos Populares, casamentos, baptizados e comunhões, enfim, tudo o que esta parte do ano que agora principia nos traz... tem de conhecer a enorme reinvenção de, pela força de vontade, não o fazer voltar aos níveis de glicémia de quase 400 de quando nos pregou um susto de morte. Há por aí quem tenha dicas?! Esgotei a minha capacidade de lhe reinventar usos para frutas ácidas e sem açúcar.

3 comentários:

  1. Boa pergunta!!! Mesmo nos livros de alimentação para diabéticos não se encontra nada de jeito!
    Vou ficar atenta às respostas que obtiveres...Lamento não saber ajudar!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Quando a minha Mãe esteve doente com cancro no pâncreas, tinha a diabetes bastante alta e como tal, fiz-lhe sempre doces, sobremesas e marmeladas com um substituto do açucar... com adoçante.... nas embalagens normalmente vem a tabela de conversão... e se procurares na net por receitas para diabéticos ou receitas com adoçante, tb talvez encontres alguma coisa.

    ResponderEliminar
  3. Também passei toda a minha vida com esse dilema, era do género que, ainda criança, sempre escolhia almoços para comemorar meus aniversários, ja que o meu pai não podia comer doces e me custava imenso que ele não provasse nada... Sempre preparávamos em casa os doces dele separado, substituindo o açúcar por adoçante. E há coisas a venda nas prateleiras de produtos dietéticos, como chocolates, pó para gelatina, etc... É preciso ter muito cuidado com as frutas, mas vc vai com certeza adoçar a vida do seu pai... Boa sorte!

    ResponderEliminar