segunda-feira, 25 de março de 2013

Receitas boas mas boas


Receita:
Pão de ló: 5 ovos inteiros, 3 gemas, 250g de açúcar e 100g de farinha. Batem-se os ovos inteiros, as gemas e o açúcar durante 15/20 min. e depois vai-se juntando a farinha, lentamente, batendo sempre. Deita-se o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal untado com manteiga e leva-se ao forno, pré aquecido a 220º, durante 10 minutos. Baixa-se o forno para 100º e deixa-se estar mais 5 minutos.
Ovos moles: seis gemas batidas, com um garfo, com seis colheres de sopa, mal cheias, de água. Num tacho, leva-se ao lume uma caneca de açúcar e meia caneca de água e vai-se mexendo sempre até que o açúcar dissolva. Deixa-se ferver durante meio minuto e apaga-se. Depois de deixar a água arrefecer um bocadinho, volta a ligar-se o lume muito baixinho e juntam-se-lhe os ovos, com a ajuda de um coador, para não passarem claras, mexendo sempre até engrossar.
Molha-se um pano de cozinha, torce-se muito bem e polvilha-se com açúcar. Desenforma-se o pão de ló, pincela-se com os ovos moles e enrola-se a torta.


Receita: usei esta (roubando muito, mesmo muuuito no açúcar...). Não tinha saco de pasteleiro cá em casa, portanto usei uma colher. Depois ainda tinha muitas claras e lembrei-me de fazer nas forminhas. Não se desenforma lá muito bem, mas a malta era da casa e portanto bateu tudo certo no fim :)

Ontem foi dia de torta de ovos moles (acho que estou especialista em ovos moles, pronto) e de suspiros, que não gosto de estragar comida e era preciso aproveitar tantas claras :)

O filme, sim, que isto foi para rematar um dos nossos jantares de cinema, foi o Skyfall 007. Tirando o facto de a doutrina divergir e eu o N. ficarmos tristes por morrer a M. e o resto da malta achar que, de facto, já estava na hora da senhora, gostámos muito e mimimi.

2 comentários: