segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Do estado das coisas... finalmente!

O que mais me irrita no Miguel Relvas nem é ser pouco inteligente (diferente de ser pouco esperto, coisa que, aliás, acho que nem é). Não. O seu curriculum pode até ser uma ode à ignorância e, ainda assim, eu não me abalaria para o criticar. Sim, eu sei, é mau demais que a alminha tenha conseguido, num ano inteiro, fazer uma única cadeira do curso de direito e com dez valores quando, ao que se sabe, a sua vida nem era assim tão difícil que não pudesse o rapaz dedicar-se a essa coisa chata que por cá dá pelo nome de marrar. Também não abona muito a favor do indivíduo que, até naquela coisa a que chamou licenciatura, não tenha conseguido melhor prestação que um miserável onze de média. Eu não tenho nada contra as médias baixinhas... e nem acho que uma média diga muito do mérito efectivo do profissional que o aluno virá a ser, mas um tipo que parece cagar doutrina as vinte e quatro horas do seu dia devia, quer-me parecer, fazer melhor figura académica. Acontece que nem é isto que mais me irrita no Miguel Relvas. O que mais me irrita é que ele nos assuma como laparotos, gente que come e cala, apoucados intelectuais e bestas emocionais que até podem inflamar-se mas é só até aparecer uma mama de fora de uma qualquer gaja da Casa dos Segredos, altura em que o país muda de assunto. O que me irrita no Miguel Relvas é que ele acredite que a indignação é uma cena que nos assiste no modelo "bate forte, mas passa rápido". O que me irrita no Miguel Relvas é que ele não tenha, pelo menos, a humildade de assumir que o seu percurso não passa de uma tremenda cagada em três actos. O que me irrita no Miguel Relvas é que ele personifique o caciquismo deste país, que ele não caia porque quem podia fazê-lo cair não tem interesse nisso, pois cairia com ele. O que me irrita no Miguel Relvas é que me prove por A+B que um tipo medíocre mas com bons contactos pode planar sobre a realidade das coisas. O que me irrita, o que me dá vontade de lhe bater, até, é ele falar como se estivesse a gozar comigo. Aliás... é ele estar a gozar comigo, literalmente. E armar-se ao pingarelho como pseudointelectual da treta e opinar sobre as notícias a propósito da privatização da RTP como se fosse a última bolacha do pacote. O Miguel Relvas, como outros seres execráveis que a política nacional faz questão legitimar, dá-me vontade de chorar. Porque olho para ele e para o resto todo e não vejo mais que possa fazer.

3 comentários:

  1. O que mais te irrita no Miguel Relvas é ele estar tão certo acerca do povo português. Cada vez mais me convenço que os peitos e a inteligência das tipas da Casa dos Segredos são escolhidos a dedo.

    ResponderEliminar
  2. POr favor R. manda este texto para um jornal... irrita-me que isto vá cair no esquecimento e que simplesmente não se faça nada. Irrita uma pessoa ter passado anos a estudar, anos a abdicar de coisas e estes cínicos corruptos consigam tudo de bandeja. É triste, muito triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Maria, bem sabes que essa coisa de os textos aqui do estaminé, alguns, seguirem para um jornal não é nada que nunca tenha vindo à baila e para a qual não tenha já encontrado até muita disponibilidade e vontade de alguns responsáveis, colaboradores, enfim, de alguma imprensa escrita. Mas o poraquipasseieu é da R. Tu sabes quem é a R. Mas a grande maioria das pessoas nem sonha que a pessoa que é a R. na realidade do mundo tem um blog onde escreve coisas destas. Repara... eu nem no meu perfil de facebook escrevi este texto. Talvez não seja ainda a hora de a R. deitar tudo cá para fora com visibilidade muito maior que a que esta sua pequenina casa lhe dá. Além do mais... o texto é um desabafo. Não deposito nele grande esperança de mudar alguma coisa. Mas obrigada por lhe reconheceres alguma valia. E por estares aí :) Um beijinho*

      Eliminar