quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1143 e 1640

5 de Outubro de 1143... quem não sabe esta data não é bom português. Sempre ouvi isto lá em casa. Nesse dia, pelo Tratado de Zamora, o Condado Portucalense passou a reino e assim se deu início à dinastia Afonsina. Éramos independentes. Séculos mais tarde, cansados do domínio Filipino que nos andava a fazer ter outra vez ganas a Espanha, a 1 de Dezembro de 1640, restauramos definitivamente a independência (até hoje). Ora, o Governo, fruto quase certo de uma tendência neofilipina (nem de propósito... o próximo Rei de Espanha também será Filipe) e pouco orgulhoso de sermos poucos, mas sermos bons, termos pouco, mas o que temos ser nosso, quer acabar com ambos os feriados. Pelos vistos, esta será a última vez que se assinalará com honras de calendário a malta ter querido ser senhora do seu nariz. Nos feriados, regra geral, trabalho na mesma, tal como trabalho aos domingos e aos dias santos de guarda sempre que é preciso. A questão nem é essa, para mim. Mas como já mesmo assim duvido que toda a gente saiba que dia é hoje... temo seriamente que mais cedo ou mais tarde se comece a ouvir que Portugal sempre foi Portugal, tal como o conhecemos hoje, com as fronteiras definidas (Olivença à parte) e com troikas a mandar. Gosto pouco que se cague de alto na história. É só isso.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Cá para mim é "mais fácil" acabarem com estes feriados importantes e, manter os religiosos, que na maioria dos casos são hipocritamente gozados. Sim, duvido muito que alguém goze o feriado santo por algo realmente religioso... agora estes para mim são simples. Aconteceu... existiu e foi motivo de orgulho.

    ResponderEliminar
  2. A cada dia que passa perdemos mais um bocadinho daquilo que é ser português...e assusta a falta de indignação por parte de um povo que em tempos se destacou pela sua bravura...

    ResponderEliminar