não para o kit kat, chocolate de que nem sou assim fã, mesmo, mesmo fã, mas para a cevada. Agora que fui "retirada dos médicos" no que toca ao café (ser retirado dos médicos é expressão muito usada pela malta crescida da minha aldeia e das adjacentes), e uma vez que me pelo por um gostinho de café pela manhã, ando em busca desenfreada de alternativas. Aqui há tempos, entrei numa loja de produtos biológicos e comprei cevada torrada moída. Imaginei o gostinho do café que a minha avó de baixo fazia ao lume e fui, por instantes, devolvida a uma das fases mais felizes da minha vida, enquanto pude partilhá-la e partilhar-me com aqueles dois seres superiores. Pois bem. Tenho feito tudo como manda o figurino, tenho deixado assentar o pó o tempo recomendado, tenho variado a quantidade do produto e tudo e tudo e tudo. Acontece que, por mais que faça, não consigo evitar o depósito. Contamina-se o delicioso gosto amargo da cevada com um empoeirado que trava a língua, como marmelos verdes, conseguem imaginar?! Pronto. É mais ou menos isso. Dicas, minha gente?! Há por aí dicas?! Maneiras de coar aquilo de modo a que o que me sobre seja água negra mas limpinha. Muito agradecida, sim?! Sou vossa fã.
conheces aquelas cafeteiras de inox, em que pões água em baixo, o café/cevada no meio, num filtro o líquido vai subindo, depositando-se na parte de cima da cafeteira? Aposto que isso resolveria o teu problema.
ResponderEliminarCompras uma cafeteira dessas por um preço bastante acessível- 6 ou sete euros e dura e dura e dura...
Deixa ver se te arranjo uma imagem, ou vou tirar uma foto à minha...
espera lá... procura no google: cafeteira café de subir, Vê as imagens e perceberás o que te quero explicar.
Serve ou não? :) (Jugo que a cevada se comporte como o café)
Oh Alice, sei precisamente o que é. Até já falei disso aqui no blog :) http://poraquipasseimesmoeu.blogspot.pt/2013/01/cafe-de-subir.html
EliminarMas este pó é mesmo muito fino... talvez não resulte. Vou, ainda assim, experimentar... Logo te conto :)
Beijinhos e merci pela dica!
Menina R., tinha uma vaga ideia que tivesse sido aqui que tinha visto uma explicação sobre café de subir, mas não tinha a certeza. e não fui procurar para tirar a limpo. (sou uma leitora assídua, mas a memória anda a falhar-me nos últimos tempos)
EliminarCá por casa a máquina do café só funciona quando temos visitas (é de manípulo e de manhã não dá muito jeito tirar café nela)... portanto, com o saco do café aberto, opto por o gastar nesta cafeteira, para que não chegue a validade ao fim sem o gastar. O pó também é fino e resulta lindamente. Acho que vale a pena experimentares. ;)
Boa sorte e um café bem quentinho sem amargo.
Se souberes de uma boa casa de café em Coimbra, dessas que vendem a granel e moem os grãos na hora, pergunta se têm cevada e pede moagem mais grossa. Compro assim o café para o pequeno-almoço (tomo com leite) e peço para moerem para filtro de papel (é uma cafeteira da Moulinex). Nessas casas há misturas excelentes (Café/Cevada, só café, só cevada, etc) e podes comprar a quantidade que quiseres com a moagem a teu gosto.... uma dica: no verão, guarda no frigorífico. Dura melhor.
ResponderEliminarBeijinhos e boa sorte.
Marta
PS: Se não arranjares nada por aí, diz. Eu envio-te uma encomenda sem problemas. Aqui pelo Porto (ainda) há casas de café maravilhosas..... e parabéns por esta nova fase... ninguém deve vivê-la sem um café ou cevada bem quentinhos...
Ooohhh pá!
EliminarVocês até me emocionam, gente. Até te ofereces para me enviar uma encomenda?! Vocês são os maiores, de facto, pessoas :) Vou procurar por cá, Marta. Obrigada pela dica.
Beijinhos*
Era mesmo isso que ía recomendar. Moagem à medida e guardar no frigorifico. Aqui perto de mim também existe uma loja à antiga que me faz parar à porta e ficar ali a inalar café, chás, etc. Maravilha! Se quiseres também segue encomenda. :))
ResponderEliminarDe qualquer forma se não quiseres desperdiçar esse que tens usa um pano para coar. Era assim que a minha avó fazia. :) Beijinhos